Museu das Ligas Camponesas

O município de Sapé, localizado na Paraíba, ganhará um Museu que pretende remontar a história das Ligas Camponesas do Nordeste. O Museu será instalado na casa e no terreno onde viveu João Pedro Teixeira, líder das Ligas Camponesas da Paraíba. Em homenagem a esse líder, a inauguração do centro de memórias está programada para o dia 02 de abril, data do assassinato de João Pedro Teixeira em 1962.

Na sexta-feira (dia 23/09) integrantes da organização não-governamental Memorial das Ligas Camponesas se reuniram com Paulo Maldos (secretário de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República) para discutir a respeito desse Projeto. Segundo o presidente da ONG não-governamental, Luiz Damázio de Lima, a intenção do projeto é restaurar a casa onde morava o líder e construir um museu com informações sobre as lutas.

Além da construção do museu, há a intenção de utilizar o terreno também para a criação de um centro de formação para os agricultores, com áreas de lazer e unidades produtoras baseadas no sistema agroecológico. “Esse projeto é importante para os agricultores porque resgata a história de um cidadão que deu sua vida pela luta em prol da melhoria de vida das pessoas. A ideia é dar um rumo melhor à vida dos agricultores e fortalecer a luta deles. Esperamos que esse memorial seja um centro de referência não só no Nordeste, mas também nacional e até internacional”, declara Luiz Damázio.

As Ligas Camponesas foram associações de trabalhadores rurais, formadas inicialmente em Pernambuco, a partir de 1955, que se estenderam por outros estados até 1964, lutando pela reforma agrária e pela posse de terra. Na Paraíba, o núcleo de Sapé, liderado por João Teixeira, contava com mais de 10 mil integrantes.

Um documentário realizado por Eduardo Coutinho em 1984 narra a história desse líder paraíbano e das Ligas Camponesas, através das palavras da viúva do líder, Elizabeth Teixeira.

Documentário: “Cabra Marcado para Morrer”

FONTES: Portal VermelhoBrasil Cultura.

Anúncios
Categorias: Museus | Tags: , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: