Pré-centenário do Rei do Baião

Foto: Memorial Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga foi um nordestino daqueles que tinha orgulho da sua região. Nascido em Exu (Pernambuco), em 1912, o Rei do Baião era semianalfabeto, filho de meeiros da fazenda de um coronel sertanejo e chegou a ser soldado do exército, quando fugiu de casa após desilusões amorosas. As dificuldades de sua origem humilde não o fizeram abandonar o desejo de ser músico e cantar o baião, ritmo que começou a fazer sucesso em 1946 e através do qual o nordestino se tornou rei.

A importância de Luiz deve-se principalmente ao legado que suas obras deixaram, visto que muitos compositores que vieram depois dele integram  em seu repertório um xote, um xaxado ou um baião, ritmos estilizados e popularizados por Luiz Gonzaga.

Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga completaria hoje, em 13 de dezembro, 99 anos. Para relembrar o Rei do Baião, diversas homenagens foram feitas. O Jornal do Commercio – jornal pernambucano – iniciou a publicação de quatro cadernos especiais sobre ele e em Alagoas foi entregue a forrozeiros o Troféu Luiz Gonzaga (confira o post ). 

Porém, a homenagem maior ao Rei do Baião é feita frequentemente não só pelos nordestinos, mas pelo povo brasileiro, sempre que cantam ou dançam o baião ou quando tocam um ritmo estilizado por ele no período junino. Afinal, como não fazer referência ao Rei do Baião quando se ouve, por exemplo, esses trechos:

“Quando ‘oiei’ a terra ardendo/ Qual a fogueira de São João/ Eu perguntei a Deus do céu, ai/ Por que tamanha judiação?”

Asa Branca (Luiz Gonzaga)

FONTES: JC onlineWIKIPÉDIA – Luiz Gonzaga.

Anúncios
Categorias: Música | 4 Comentários

Navegação de Posts

4 opiniões sobre “Pré-centenário do Rei do Baião

  1. Marlise BAssfeld

    Olá! vc saberia me dizer quem é o autor da imagem que aparece no blog e que tem escrito a palavra “Forró” em destaque? SErá que é Roberto… sobrenome?
    Agradeço por responder.
    Marlise

    • Também não sei, Marlise. Dando um zoom parece Roberto S…alguma coisa. Mas não achei o crédito.
      Se vc achar, tbm gostaria de saber.

      Abraços.

  2. Priscilla Faria

    Lindo espaço! Uma gostosa armadilha… Um pouquinho de cada manifestação artística para dar vontade de voltar! Rsrsrs… Como amante da arte eu digo: Voltarei!

    • Legal, Priscilla. O blog já tem um tempo desativado, mas bom saber que ainda tem gente que se interessa por cultura nordestina. Quem sabe ele não volta a ser atualizado em breve… 😉
      Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: